As 03 aplicações básicas da metodologia BIM na Construção Civil.
No presente material vamos mostrar 3 aplicações básicas dessa metodologia e a importância desse conhecimento nos dias de hoje.
A área de Construção Civil é uma das que mais cresce no Brasil e esse crescimento é acompanhado pelo avanço das novas tecnologias também.
Com isso, nasceu uma nova metodologia para essa área, conhecida como BIM, que significa Building Information Modeling e possui um objetivo muito específico: especificar e unir todas as informações e atributos dos projetos de uma construção.
Dessa forma, nasceu a Pós-graduação de Gerenciamento da Construção Civil com enfoque na metodologia BIM.
No presente material vamos mostrar 3 aplicações básicas dessa metodologia e a importância desse conhecimento nos dias de hoje.
Adoção do BIM nas obras de Construção Civil
Essa metodologia é utilizada para que todos os processos de uma obra ocorram de maneira integrada, mas qual é a importância disso?
O principal motivo do uso dessa metodologia é reunir todas as informações dos projetos em um único lugar, facilitando todos os processos e tornando tudo mais célere e seguro.
1 – Compatibilização de projetos
Esse novo conceito de elaboração de projetos de construção, ensina o aluno a unir de forma harmônica os projetos. Um belo exemplo é a junção de projetos hidráulicos e elétricos.
Geralmente, na metodologia normal da construção civil, ao se unir esses projetos surgem problemas corriqueiros com as tubulações e eletrodutos que, em tese, usariam o mesmo espaço.
Com a metodologia de Construção Civil BIM, todos os projetos são unificados e evitam esses contratempos.
2 – Levantamento de materiais e orçamento da construção
Por meio dessa metodologia é possível trabalhar, não em 2D como de costume, mas sim em 3D. Com isso é possível incluir os materiais utilizados, custos, fabricantes… Isso facilita muito todo o processo de orçamentação.
Dessa maneira, invés de planilhas gigantescas feitas manualmente, por meio da metodologia BIM é possível acelerar e simplificar esse processo.
3 – Estudo de interferências
Por meio da metodologia BIM é possível ainda estudar todos os tipos de interferências entre os projetos por meio da modelagem paramétrica.
Um exemplo simples dessas interferências são os espaços das portas dos banheiros que, por conta do espaço mal projetado, teriam problemas para abrir e fechar as portas. Com a metodologia BIM, esse empecilho é facilmente resolvido.
ESB – Pós-graduação EaD em Gerenciamento da Construção Civil com enfoque na metodologia BIM
A ESB possui um curso totalmente voltado para as práticas de Building Information Modeling, 100% online e está confirmado para início imediato!
Clique aqui e aprenda agora como utilizar essa metodologia e alavancar a sua carreira profissional com esse curso de pós-graduação.