MBA em
Gestão Fiscal e Planejamento Tributário Remoto
É sabido que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário, pois a carga tributária pode ser um diferencial no momento de elaboração do preço de venda, tornando algumas empresas menos competitivas em função do seu alto gasto de produção.
Segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, no Brasil, em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Somente o ônus do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro das empresas pode corresponder a 51,51% do lucro líquido apurado. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Assim, imprescindível a adoção de um sistema de economia legal. Planejar tributos é um direito tão essencial quanto planejar o fluxo de caixa, fazer investimentos etc
Preencha o formulário para receber o material completo de curso
Quais os objetivos deste curso?
O MBA tem como objetivo preparar o pós-graduando para dominar as práticas fiscais e tributárias capacitando-os a identificar alternativas e desenvolver estratégias que, de acordo com a legislação tributária vigente, contribuam para a melhoria da competitividade e do desempenho das empresas.
Analisar as práticas de gestão tributária e oferecer ao profissional um material que reúne teoria e prática em dose adequada para a compreensão do planejamento tributário preventivo.
Quem pode fazer o curso?
Profissionais graduados em cursos superiores ligados ao Direito, Contabilidade, Administração, os Controllers, Economistas, Consultores, Auditores, Empresários, Investidores, Executivos que atuam ou desejam atuar na área de gestão fiscal e planejamento tributário.
Profissionais com graduação superior que atuam ou desejam atuar na área fiscal e tributária de organizações empresariais, para uma atuação eficaz na gestão fiscal e no planejamento tributário.
Onde esse especialista pode atuar?
Entre as atividades atuará como:
• Planejamento Tributário: Planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária. Respeitando o ordenamento jurídico, fazer escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem diminuir o impacto tributário para a empresa. Realiza diagnóstico de riscos
buscando minimizar a exposição a contingências fiscais.
• Assessoria Consultiva (consultoria tributária): Análise, parecer e sugestões de economia fiscal de situações específicas.
• Assessoria Contenciosa e Ações judiciais movidas pelo Fisco: Apresentação de defesas administrativas e judiciais em ações de execuções fiscais municipais, estaduais e federais visando defender o patrimônio de clientes e excluir a responsabilidade dos sócios.
• Regularização de Pendências: Efetua regularização de pendências e obtenção de Certidão Negativa de Débitos ou ainda Certidão Positiva com efeitos negativos.
• Atendimento à fiscalização tributária: Orientação no atendimento à fiscalização tributária
Disciplinas
- Sistema Tributário I;
- Sistema Tributário II;
- Contabilidade e Gestão de Custos;
- Controladoria Empresarial;
- Direito Empresarial Aplicado;
- Gestão Trabalhista e Previdenciária
- Gestão de Tributos Diretos
- Planejamento Estratégico
- Gestão de Tributos Indiretos
- Contabilidade Gerencial
- Auditoria Fiscal e Tributária
- Escriturações contábeis e fiscais digitais (ECD, ECF E ICMS-IPI, CONTRIBUIÇÕES, REINF)
- Planejamento Tributário: Simples, Presumido e Real
- Recuperação de Créditos Tributários
- Auditoria Contábil e Financeira
Por que escolher o ESB
- Porque somos uma instituição nacional presente em 14 capitais brasileiras
trazendo nossos cursos de Pós-Graduação e MBA’s em parceria com diversos conselhos regionais e entidades de classe. - Atualmente somos reconhecidos como uma referência no mercado nacional em Pós-Graduações por conselhos e entidades de classe em todo o Brasil.