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transformar

Ouvidoria

O que é

A Ouvidoria é o canal de comunicação entre a Instituição e seus públicos de relacionamento, que tem como objetivo tornar a Instituição mais transparente à sociedade e capaz de atender às demandas internas e externas com agilidade, considerando a perspectiva das partes envolvidas, em conformidade com os valores e regras da Instituição.

Os assuntos ligados a Ouvidoria deverão ser tratados com imparcialidade no decorrer das manifestações recebidas, buscando uma maior agilidade na resposta, zelando pela manutenção dos princípios éticos empresariais e relacionais e pela melhoria dos processos institucionais.

A Ouvidoria é o caminho mais rápido entre a Instituição e seus públicos de relacionamento e pode ser acionada sempre que o interessado não se sentir totalmente atendido pelos demais canais disponibilizados pela Instituição ou em situações de caráter geral, buscando através do diálogo a aproximação das partes, esclarecendo a verdade baseada nos princípios éticos se colocando na perspectiva do solicitante, reconhecendo assim os motivos dele.

Os acessos à ouvidoria estão abertos através de diversos canais como: e-mail e telefone, internet ou até mesmo pessoalmente, onde o público expõe suas manifestações com todos os detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e junto com eles, seguir passo a passo o andamento do serviço e retornar ao solicitante a resolução do problema.

O ouvidor tem como função levar o questionamento de quem atua na instituição até aqueles que planejam, normatizam as atividades próprias a cada unidade ou setor. Procura agir como mediador das questões apresentadas, uma vez que não tem poder de decisão.